Vocês conhecem a cúrcuma? Já mencionei algumas vezes aqui no blog, mas como ela vem se destacando cada vez mais aqui no Brasil, resolvi mostrar para vocês o quanto esse tempero pode beneficiar a nossa saúde.
A cúrcuma é uma planta da mesma família do gengibre, e é também conhecida como açafrão-da-terra, cúrcuma longa, turmérico, açafrão-da-índia, açafroa ou gengibre amarelo. É um dos principais temperos da tradição culinária da Índia, e é utilizado a mais 4000 anos por diversas medicinas orientais.
O ingrediente ativo na cúrcuma é a curcumina. As propriedades medicinais desta especiaria foram lentamente se revelando ao longo dos séculos, tendo lugar garantido na lista de “super-temperos” que não podem faltar em sua dieta. Muito conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, uma pesquisa recente revelou que a cúrcuma é uma maravilha natural, provando ser benéfico no tratamento de muitos problemas de saúde, inclusive pesquisas preliminares apontam para propriedades anti-câncer.
Propriedades da Cúrcuma
As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva. Possui também ação cicatrizante, antisséptica e anti-alergênica quando usada externamente.
Benefícios da Cúrcuma
- É um agente anti-séptico e antibacteriano natural, muito utilizado na desinfecção de cortes e queimaduras.
- Pode prevenir o melanoma, causada por células existentes que “cometem suicídio” (apoptose).
- Reduz o risco de leucemia infantil.
- É um desintoxicante natural do fígado.
- Pode prevenir e retardar a progressão da doença de Alzheimer através da remoção da placa amyloyd acumulada no cérebro.
- Pode prevenir que ocorra metástases em muitas formas diferentes de câncer.
- É um potente anti-inflamatório natural que funciona tão bem como muitas drogas anti-- inflamatórias, mas sem os efeitos secundários.
- Pode ajudar no metabolismo da gordura e ajuda no controle do peso.
- Tem sido usada na medicina chinesa como um tratamento para a depressão.
- Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, é um tratamento natural para a artrite e a artrite reumatoide.
- Acelera a cicatrização de feridas e auxilia na remodelação da pele danificada.
- Pode ajudar no tratamento de psoríase e outras condições inflamatórias da pele.
- Alivia sintomas da TPM
- A cúrcuma utiliza-se para melhorar a digestão e também ajuda a reduzir os gases e a diminuir o inchaço de estômago.
Contra-indicações da Cúrcuma
A cúrcuma não deve ser usada por pessoas com cálculos biliares ou obstrução biliar. Apesar da cúrcuma ser frequentemente usado por mulheres grávidas, é importante consultar um médico antes de fazer isso, pois pode ser um estimulante uterino. A cúrcuma está contraindicada em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes.
Você encontra a cúrcuma em supermercados e em casas de produtos naturais.